terça-feira, 16 de outubro de 2012

DE QUE REGIÃO VIERAM E COMO VIERAM OS EMIGRANTES ALEMÃES QUE COLONIZARAM PETRÓPOLIS?

Os imigrantes alemães que vieram para Petrópolis saíram do Estado da Renânia-Palatinado, e embarcaram no porto francês de Dunquerque, junto ao Canal da Mancha. Parte do caminho era realizado em carroças e cavalos. A viagem para o Brasil era em navio a vela, geralmente de bandeira francesa. Chegando ao Porto do Rio de Janeiro, eles eram submetidos à quarentena e a exames de identificação, dentre eles “o certificado 
de cidadania brasileira” e a renúncia da cidadania alemã, pois “as autoridades não queriam que emigrantes arrependidos voltassem para sua terra natal”. Data do ano de 1822 a primeira leva de colonos alemães que vieram trabalhar em Petrópolis, na Fazenda da Mandioca. Quarenta famílias foram contratadas pelo médico Georg Heinrich von Langsdorff (1774-1852), e foram os primeiros colonos “braços livres” a trabalhar numa fazenda. Entre eles podem ser citados MICHAEL ZANGER, ANTON STRAMB, MARTIN KOCH, CATHARINA FRANZ, CARL AUTENRIETH e WILHELM MÜLLER.

Um comentário:

  1. Se você mora em Petrópolis, poderia colocar os nomes desses 40 imigrantes. Eles constam de uma placa no obelisco que fica no centro da cidade. Entre esses 40, estava Heinrich Raeder, avô de um outro Euclydes Raeder (nascido em Petrópolis, em 1894, falecido no Rio de Janeiro, creio que no final de década de 60 e que foi membro da Academia Petropolitana de Letras).

    ResponderExcluir