quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OS COLONOS DA FAMÍLIA SIXEL

"No mês de agosto do ano de 1845, chegaram na Imperial Colônia Germânica de Petrópolis dois colonos da família SIXEL. MICHAEL e GEORGE SIXEL - eram irmãos e vieram de onde nasceram - Aldeia de Horn - Prússia - A
lemanha. Que com esposas e filhos integraram-se à colonização.

Hoje os seus descendentes ocupam a sétima geração e encontram-se em sua maioria radicados nos seguintes bairros de Petrópolis: Darmstadt, Bingen, Duarte da Silveira (antigo Quarteirão Woerstadt), Mosela e centro da cidade. Além de diversas cidades fluminenses e outros estados brasileiros. Têm-se notícias de que alguns SIXEL vivem na Alemanha - terra natal destes colonos pioneiros.

Os descendentes de MICHAEL SIXEL dedicaram-se ao ramo de “segearia” (fabricação e reforma de carruagens, carroças e veículos muares em geral) e de hotelaria.

Os descendentes de GEORGE SIXEL dedicaram-se ao ramo da construção civil, atendendo a construções de residências, indústrias e outras.

Os descendentes destas duas famílias colaboraram e continuam colaborando para o desenvolvimento da nossa cidade. Educaram seus filhos e hoje muitos destacam-se na sociedade petropolitana.

...

Para um melhor conhecimento histórico destas duas grandes famílias, sugiro que leiam as Tribunas de Petrópolis de: 27 e 29/11/1994, 13 e 27/12/1994, 03, 10 e 17/01/1995".

(Paulo Roberto Martins de Oliveira - IHP -http://ihp.serraplanweb.com.br/site/)

3 comentários:

  1. Sr Paulo. Sou da familia SIXEL, da parte de MICHAEL SIXEL, neta de Julius Miguel Sixel. Atualmente vivo em Bruxelas, Belgica e gostaria de saber a localização atual da cidade de HORN , PRUSSIA, de onde eles sairam para colonisar Petrópolis. Se puder me ajudar, agradeço desde ja, pois sera muito gratificante conhecer a terra de meus antepassados. Obrigada !!! RITA SIXEL

    ResponderExcluir
  2. Ola Rita ! Tudo bom? Que interessante que da Família Sixel ainda tenha pessoas vivas conheço a Vera Sixel e possuo a arvore genealógica da sua família... eu sou descendente do lado da família do irmão do Michael eu sou da família do George Sixel.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Paulo,
    Como posso atualizar os dados?

    ResponderExcluir