quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OS COLONOS DA FAMÍLIA SIXEL

"No mês de agosto do ano de 1845, chegaram na Imperial Colônia Germânica de Petrópolis dois colonos da família SIXEL. MICHAEL e GEORGE SIXEL - eram irmãos e vieram de onde nasceram - Aldeia de Horn - Prússia - A
lemanha. Que com esposas e filhos integraram-se à colonização.

Hoje os seus descendentes ocupam a sétima geração e encontram-se em sua maioria radicados nos seguintes bairros de Petrópolis: Darmstadt, Bingen, Duarte da Silveira (antigo Quarteirão Woerstadt), Mosela e centro da cidade. Além de diversas cidades fluminenses e outros estados brasileiros. Têm-se notícias de que alguns SIXEL vivem na Alemanha - terra natal destes colonos pioneiros.

Os descendentes de MICHAEL SIXEL dedicaram-se ao ramo de “segearia” (fabricação e reforma de carruagens, carroças e veículos muares em geral) e de hotelaria.

Os descendentes de GEORGE SIXEL dedicaram-se ao ramo da construção civil, atendendo a construções de residências, indústrias e outras.

Os descendentes destas duas famílias colaboraram e continuam colaborando para o desenvolvimento da nossa cidade. Educaram seus filhos e hoje muitos destacam-se na sociedade petropolitana.

...

Para um melhor conhecimento histórico destas duas grandes famílias, sugiro que leiam as Tribunas de Petrópolis de: 27 e 29/11/1994, 13 e 27/12/1994, 03, 10 e 17/01/1995".

(Paulo Roberto Martins de Oliveira - IHP -http://ihp.serraplanweb.com.br/site/)

2 comentários:

  1. Sr Paulo. Sou da familia SIXEL, da parte de MICHAEL SIXEL, neta de Julius Miguel Sixel. Atualmente vivo em Bruxelas, Belgica e gostaria de saber a localização atual da cidade de HORN , PRUSSIA, de onde eles sairam para colonisar Petrópolis. Se puder me ajudar, agradeço desde ja, pois sera muito gratificante conhecer a terra de meus antepassados. Obrigada !!! RITA SIXEL

    ResponderExcluir
  2. Ola Rita ! Tudo bom? Que interessante que da Família Sixel ainda tenha pessoas vivas conheço a Vera Sixel e possuo a arvore genealógica da sua família... eu sou descendente do lado da família do irmão do Michael eu sou da família do George Sixel.

    ResponderExcluir