terça-feira, 16 de outubro de 2012

QUAL A LÍNGUA QUE FALAVAM OS IMIGRANTES ALEMÃES QUE VIERAM PARA PETRÓPOLIS?

A grande maioria dos imigrantes alemães que veio para Petrópolis é originária do Estado da Renânia-Palatinato, sendo eles o maior grupo que emigrou para o Brasil. Eles "são os falantes do Mosel - e Rheinfränckisch e Pfälzisch". 

Em segundo lugar, são apontados os alemães "falantes de Pommerisch, que vêm do nordeste alemã
o", que "se estabeleceram, principalmente, no Espírito Santo, em Santa Catarina e no sul do Rio Grande do Sul".

Em terceiro lugar "vêm os imigrantes que falavam o Westfälisches Platt. Esse é, até hoje, falado na região do Vale do Taquari e é conhecido aqui, no Brasil, como 'sapato de pau'. Na Alemanha, eles se localizavam no noroeste, na região onde fica o estado de Nordrhein-Westfallen".

Os pesquisadores apontam algumas variantes dos dialetos acima, tais como como: Sächsisch, Österreichisch, Hessisch, Alemannisch e Berlinisch, que são faladas raramente por apenas algumas pessoas ou famílias.

O dialeto conhecido como "Hunsrückisch" é apontado como "uma língua que possui traços de todos os dialetos germânicos", sendo conhecido como "uma nova língua", que "uniu e pegou características de todos os dialetos falados no Sul do Brasil".

(Fábio Anschau - Licenciado em Letras: português/alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS -https://sites.google.com/site/familiaanschau/ohunsruck)

Nenhum comentário:

Postar um comentário