sexta-feira, 2 de novembro de 2012

COMO FORAM CONSTRUÍDAS AS PRIMEIRAS CASAS DOS COLONOS ALEMÃES




                                Família de colonos alemães do sul do Brasil construindo sua casa


"No início da formação da Colônia, a construção das primeiras habitações era com o material encontrado geralmente no próprio terreno. Apesar de na época já existirem materiais p
róprios para construção, como tijolos, telhas e outros, porém estes vinham de outros lugares, sendo que com o transporte ficavam muito caros e as verbas liberadas pelo Governo da Província não eram suficientes para atender a tudo que os colonos necessitassem.

O principal material para obras e encontrado em Petrópolis, além de pedras moledos e granitos, eram as madeiras. Pois naquela época, a mata nativa, apresentava-se de modo exuberante. Árvores como sangue de adrago, louro branco e preto, óleo vermelho, canela preta, massaranduba, jacarandá rosa e preto, braúna preta, peroba rosa, angelin, cedro rosa e muitas outras eram encontradas com facilidade.

Conforme providências do Major Koeler para atender a diversas obras no centro da Vila Imperial, foi construído um engenho de serrar, que, transformava as belas e frondosas árvores em farto material de construção. Porém em relação aos colonos, os mesmos com suas ferramentas rudimentares tiravam as árvores, trabalhavam as madeiras nos seus próprios terrenos e as empregavam nas suas modestas casas.

Em 1854, segundo o Relatório do Diretor da Colônia, o tenente Coronel Alexandre Manuel Albino de Carvalho, este informava que as construções dos colonos, dividiam-se em 3 categorias: alvenaria, frontais de xadrez e pau a pique. A cobertura do telhado também se classificava em: telha (cerâmica), lousa e taboinha.

Em 1855, no Relatório do Diretor da Colônia, o Capitão José Maria Jacintho Rebelo, informava que nesta época, as casas permaneciam com as mesmas características das construções acima mencionadas, porém para o telhado surgia um novo material, o zinco. Apesar de que, num dos últimos relatórios de Koeler no ano de 1847, dirigido ao Presidente da Província, dava conhecimento de que havia na Colônia 234 casas cobertas com palha, 215 com taboinhas e 54 com telhas (cerâmica) ou zinco.

Em resumo. Pelo relatório de Koeler a telha de zinco já era usada desde 1847 (talvez antes), porém acredita-se que o uso deste material nas casas dos colonos, acentuou-se a partir de 1855, substituindo por definitivo a palha e as taboinhas na maioria das casas.

Vale ressaltar que a palha usada na cobertura dos ranchos e primeiras habitações, vinham das matas do Quarteirão Worms (Quitandinha)".

(Paulo Roberto Martins de Oliveira - IHP -http://ihp.serraplanweb.com.br/site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário