sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O ALEMÃO CARLOS SPANGENBERG CHEGOU AO BRASIL EM 1845, AO MESMO TEMPO EM QUE CHEGARAM OS PRIMEIROS COLONOS ALEMÃES EM PETRÓPOLIS







CARLOS SPANGENBERG nasceu em Nobiskrug, em Hanover, Alemanha, em 25.04.1821. Chegou ao Brasil em 1845, ao mes mo tempo em que chegavam a Petrópolis os primeiros colonos alemães.

Inicialmente residente na Côrte, como empregado da casa Léger & Cia, não suportando o clima do Rio de Janeiro, transferiu sua residência, dois anos após, para a então nascente colônia alemã de Petrópolis.

"Em 1847, adquiriu os terrenos da rua dos Protestantes, atual rua 13 de maio, ainda hoje pertencentes a descendentes seus".

CARLOS SPANGENBERG dedicava-se à construção, sendo responsável por muitas das principais casas residenciais edificadas em Petrópolis, como, por exemplo, "os palacetes Frias, Vigneron, Guerra e Silva Teles, este último no Valparaíso, demolido em 1968 e ainda a Igreja Evangélica".

Ele foi "o primeiro presidente da Sociedade de Agricultura e Indústria de Petrópolis aqui fundada entre 1854/1856".

"Logo que se instalou em Petrópolis, CARLOS SPANGENBERG montou uma fábrica de bengalas que se tornariam célebres em todo o Brasil e até no exterior".

"Mas, além da fabricação de bengalas, manipulava êle em madeira inúmeros outros objetos, verdadeiras obras de artes disputadas hoje pelos colecionadores e antiquários".

"Houve época em que o 'chic' mesmo era o visitante levar daqui uma 'bengala de Petrópolis' como recordação. Um dos principais fregueses era o Imperador Pedro II que as adquiria para ofertá-las aos visitantes ilustres".

CARLOS SPANGENBERG faleceu em 16.11.1890.

(acervo de Gabriel Kopke Fróes -http://earp.serraplanweb.com.br/site/earpgkf.htm)

Nenhum comentário:

Postar um comentário