domingo, 4 de novembro de 2012


O COLONO JOÃO MEYER


Alemão de origem, foi um dos trabalhadores vindos para o Córrego Seco pelo navio “Justine” em 1837. Ele primeiramente permaneceu na Corte, retornando mais tarde a Petrópolis, acompanhando os primeiros colonos chegados em 1845, a fim de orientá-los, conhecedor que era das terras petropolitanas.

Foi o 27º foreiro da povoação, recebendo o prazo de terras n. 78 da Vila Imperial, na então rua do Imperador, e um dos primeiros a edificar na Cidades. Seu prédio, que ficava nos números atuais 639 a 657, serviu, a partir de 1850 como “Hotel Meyer”, que, não sendo de luxo, era bem frequentado e elogiado, apresentando conforto.

"Pessoa da confiança de Koeler, foi seu prestimoso auxiliar nos primeiros tempos da Colônia, desempenhando vários cargos, como comissário de quarteirão, e até de professor primário".

De 1850 a 1852, João Meyer foi diretor da Comunidade Evangélica de Petrópolis.

"De 1859 a 1868 exerceu o cargo de vereador à Câmara Municipal de Petrópolis, em três legislaturas seguidas, tendo feito parte, portanto, da primeira Câmara, na qual ingressou na qualidade de suplente, convocado logo nas primeiras sessões. Nas outras legislaturas, foi investido na vereança por eleição".

Foi um dos fundadores da Sociedade de Agricultura e Indústria de Petrópolis, fazendo parte da primeira diretoria, na função de tesoureiro, no ano de 1853.

Antes de 1869, dirigiu o Hotel Bragança.

(acervo GKF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário